CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES
8 e 9 de novembro de 2019
O Cinema e a Antropologia nascem e desenvolvem-se no final do século XIX. Desde o início, o filme tenta capturar o que é o objeto da etnologia: as práticas do ser humano na relação que estabelece com os seus semelhantes e com o espaço físico-cultural em que situa a ação. O trabalho de descrição dos primeiros filmes, que evoca o diário de campo do antropólogo, dá lugar a filmes “compósitos”, que integram vários géneros cinematográficos, orientados para a compreensão do outro. No âmbito do seu trabalho científico, o antropólogo torna-se assim autor de documentários ficcionais. Por outro lado, os filmes realizados por cineastas podem também adquirir uma dimensão antropológica. Assim, associar o Cinema ao Território tem por objeto afirmar, segundo o conceito de Henri Lefebvre, que o cinema é “produtor de espaço”. Não é só um espaço de mediação artística mas também de poder, um território político, económico e cultural. O Cinema como espelho reflete as realidades do mundo.
No âmbito do V Encontro Internacional Cinema & Território acolheremos comunicações que contribuam para o tema “Em torno do corpo”, apresentando trabalhos relevantes e promovendo uma discussão que se pretende alargada e construtiva, no âmbito lato dos estudos de cinema e antropologia.
A Comissão Organizadora
A Comissão Científica
Temática: “Em torno do corpo”
O território mais próximo do ser humano é o seu próprio corpo. Diariamente olhamos o nosso corpo e diariamente o nosso corpo é olhado. É do confronto originado por esta ritualidade que se evidenciará a relevância de “um corpo do qual pouco importa que esteja aqui, que seja o aqui ou o aí de um lugar, mas do qual importa sobretudo que opere como o lugar-tenente e o vigário de um sentido.” (Nancy, 2000: 66-67). A partir desta reflexão de Jean-Luc Nancy, propomos as seguintes linhas de abordagem que situam diferentes problemáticas em torno do corpo e o cinema sem, contudo, excluir outras propostas.
- Corpo-ritual: comunidade e identidade;
- Corpo-espaço: performatividades cinemáticas;
- Corpo-ecrã: mutações fílmicas em contexto tecno-sociológico.
Proposta de comunicação
As propostas de comunicação deverão ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: encontros.cinema.uma@gmail.com com o assunto “ENCONTRO – PROPOSTA”. No documento enviado deverão constar os seguintes elementos:
- Nome(s), contacto(s) e afiliação académica do(s) orador(es) proponente(s);
- Título da comunicação;
- Resumo (500 palavras) – na língua do autor e em língua inglesa;
- Palavras-chave – máximo 6;
- Bibliografia;
- Breve nota biobibliográfica, onde constem as suas principais áreas de interesse e investigação (100 palavras).
Artigos
O texto das comunicações, na forma de artigo, deve ser submetido para publicação em Cinema & Território – Revista internacional de arte e antropologia das imagens, em 2019 através do e-mail ct-review@mail.uma.pt
Toda a informação acerca das normas de publicação em http://www.ct-review.org
- Calendário – submissão de propostas | NOVA DATA
- Envio de proposta de comunicação (resumo) – até 07 de junho de 2019.
- Notificação de aceitação das propostas – até 15 de junho de 2019.
Línguas de trabalho do Encontro
Português, espanhol, francês e inglês.
Inscrições
-
- Participantes com comunicação – custo: 40€.
Esta inscrição inclui coffee-breaks, almoço e emissão de certificado de participação.
- Participantes com comunicação – custo: 40€.
-
- Forma de pagamento:
- O pagamento das inscrições deve ser efetuado por transferência bancária, como indicado no respetivo formulário. Após o pagamento, o autor deve enviar respetivo comprovativo para o endereço eletrónico: encontros.cinema.uma@gmail.com.
- Faça AQUI a sua inscrição.
-
- Estadia:
- Residência Universitária: preços acessíveis e competitivos. Faça quanto antes a sua reserva aqui.
- Estadia:
You must be logged in to post a comment.