Documentário Sonoro

DOCUMENTÁRIO SONORO

Por uma rotação do olhar. A Bienal Internacional de Arte de Cerveira narrada no feminino
Elisa Noronha, 2021

Realizado entre 2020 e 2021, este documentário sonoro apresenta-se como um preciso capítulo da história da Bienal Internacional de Arte de Cerveira ao retratar a importância de mulheres para a existência deste evento seja enquanto uma realidade artística, seja enquanto uma referência cultural e/ou identitária de Vila Nova de Cerveira.

O documentário retrata ainda o impacto que este evento teve na vida das mulheres de Vila Nova de Cerveira e a participação e identificação efetiva e/ou afetiva das mesmas para que a Bienal continuasse a existir enquanto representação de valores e sentido de uma vila que se tornou conhecida como Vila das Artes.

Ficha técnica:

Produção, realização e montagem: Elisa Noronha
Fragmento literário: Maria Marcelina, “Uma história”, por Margarida Almeida.
Fragmentos sonoros: “Tecedeira de Uva” | A Música portuguesa a gostar dela própria; “O Linho vai arrancado”| A Música portuguesa a gostar dela própria; “Vira”, por Mimi Guterres| A Música portuguesa a gostar dela própria; “Performance de Michel Roubaix” na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira”|Arquivo Fundação Bienal de Arte de Cerveira; “Conversation Piece”, performance de Celine Avrahami e Beibei Wang na XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira”|Arquivo Fundação Bienal de Arte de Cerveira.
Paisagem sonora: “Abertura XVII Bienal Internacional de Arte de Cerveira”| Arquivo Fundação Bienal de Arte de Cerveira.
Duração: 50 minutos.

Apoio: Município de Vila Nova de Cerveira
Agradecimentos: A Música portuguesa a gostar dela própria; Fundação Bienal de Arte de Cerveira; Biblioteca e Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira.

* * *

Elisa Noronha

É Investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da U. Porto. Doutora em Museologia, colabora regularmente nas atividades de ensino e investigação dos Mestrados em Museologia da FLUP e em Estudos Museológicos e Curadorias da Faculdade de Belas Artes da U. Porto.
Tem desenvolvido e participado em projetos/ações de natureza científica, cultural e artística, como a organização de ciclos de estudos, ciclos de palestras, seminários, publicações e exposições. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a intersecção entre a Museologia e os Estudos Artísticos, assumindo o ponto de confluência entre os museus/património e a própria arte contemporânea como uma forma profundamente importante de pensamento e de provocação ao pensamento.